Buscai primeiro o reino de Deus e todas as coisas lhe serão acrescentadas



Visão do Sistema Religioso



Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33


Esse versículo é muito utilizado para justificar a Teoria da Prosperidade. O líder religioso dá a entender que se a pessoa "buscar primeiro o Reino de Deus", todas as coisas lhe serão acrescentadas.

No entendimento dos fiéis, esse "Todas as coisas" está contemplando tudo de material como: carros, apartamentos de luxo, casas na praia, viagens, dinheiro vivo e tudo mais.

E também, o "buscar primeiro o Reino de Deus" é ensinado pelo Sistema Religioso que significa ir periodicamente ao templo e contribuir financeiramente.


Visão da Escritura


Vamos ver como é esse versículo na Escritura:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas ESTAS coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33


Podemos verificar que na frase decorada pelo Sistema Religioso, a palavra "ESTAS" foi tirada do texto. Mas o que esta palavra pode alterar no entendimento da passagem?

Como de costume, vamos ler um trecho maior da passagem:

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas ESTAS coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:25-34



Essa passagem é um conselho do Salvador para deixar a ansiedade de lado, a respeito das coisas do mundo. Ele fala que o Criador sabe que nós precisamos de alimento, de água e de vestimenta, e não vai nos deixar faltar ESTAS coisas.

ESTAS = COMIDA, BEBIDA, VESTUÁRIO

O Criador está nos prometendo apenas o básico para viver. Ele não está nos prometendo poder e riquezas além do que precisamos.

Na Escritura, o personagem que promete riquezas terrenas é o Diabo. Se o seu líder religioso está prometendo para você poder e riquezas, ou ele está falando isso enganado e repetindo o ensinamento errado, ou o deus que ele serve não é o mesmo deus que você busca quando vai a esse aprisco.

E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás.
Lucas 4:5-8


Essa passagem é o maior exemplo dentro do Sistema Religioso, de como "uma mentira contada várias vezes, torna-se uma verdade" (Hitler)

 

Compartilhe